Como cuidar de produtos em couro?

Como cuidar de produtos em couro?

As roupas e acessórios de couro são atemporais e aparecem com muita frequência nas tendências de moda ao redor do mundo. Aliado a isso, a durabilidade de uma peça de couro legítimo permite que o look seja revisitado diversas vezes, e até passado de geração em geração. 

Mas apesar de serem bem resistentes e duráveis, o vestuário feito com couro legítimo ainda precisa de cuidados na limpeza e armazenamento, garantindo um bom estado de conservação por bastante tempo. 

Quanto à conservação de calças, bolsas, jaquetas de couro legítimo e outras peças, muitas vezes surgem dúvidas quanto a como guardar e como limpar. É possível molhar, dobrar, usar sabão em uma peça de couro? Vamos descobrir a seguir no artigo de hoje aqui no blog da Elite Couro

Como cuidar de produtos em couro?

O couro legítimo é feito da pele de animais e passa por diversos tratamentos para que adquira a aparência e forma para ser utilizado na confecção de roupas e acessórios. Por ser natural, esse tipo de couro também acaba sendo o mais resistente, mas ainda sim está sujeito a danos, principalmente os causados pela temperatura. 

Quanto a esse tipo de couro podemos citar alguns cuidados importantes como: 

Limpeza periódica

A limpeza da peça de couro é de grande importância para sua conservação, o acúmulo de resíduos pode causar manchas e arranhões. Mas não se assuste, apesar de parecer difícil manter um material tão robusto sempre limpo, a higienização de peças de couro não é feita da mesma forma que a de outras roupas. 

A limpeza deverá ser feita com um pano macio e úmido, limpando suavemente para não arranhar. Não há necessidade do uso de sabão nem de encharcar a peça, não use produtos corrosivos como álcool e alvejantes, se precisar de uma limpeza mais completa opte pelas lavanderias especializadas ou pelos produtos específicos para couro. 

Armazenamento

Quanto a forma de guardar sua peça de couro é recomendável optar por ambientes arejados sem incidência direta do sol e sempre tendo controle sobre a umidade. Você pode guardar sua peça de couro em um armário fechado, e retirá-la periodicamente para limpeza e hidratação. 

Hidratação do couro

Na posição de um tecido de origem animal, as mudanças de temperatura podem causar ressecamento no couro natural e por isso é preciso hidratá-lo. Existem produtos condicionantes específicos para couro e eles são os mais indicados para essa etapa dos cuidados, pois além de hidratar ainda possuem propriedades que ajudam a conservar as peças. 

Formato da peça

Para evitar que bolsas, sapatos e jaquetas de couro percam a forma original e acabem ficando “amassadas” ou murchas, é preciso um certo cuidado na hora de guardar. Armazenar em espaços muito pequenos, apoiar peso sobre as peças são coisas que devem ser evitadas, para peças de roupa o recomendável é sempre usar o cabideiro. 

Esses são alguns dos cuidados que você deve tomar para manter sua peça de couro legítimo sempre bonita e conservada e fazer com que ela dure bastante. 

Elite couro

Não sabe onde adquirir roupas de couro legítimo de altíssima qualidade? Visite o site da Elite Couro e descubra esse universo de estilo e originalidade, jaqueta de couro masculina e feminina e muitas outras peças ao alcance de um clique, acesse já! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *